domingo, 30 de agosto de 2009

Tipologia dos Elementos do Clima

Alguns elementos do clima se subdividem, apresentando diferentes características:

1. Umidade Atmosférica

Umidade absoluta: é a quantidade de grama vapor de água que existe por metro cúbico de ar, sem levar em consideração as características climáticas da região.
Umidade relativa: é medida em forma de porcentagem e indica a quantidade de vapor de água presente por metro cúbico de ar, levando em consideração as características climáticas da região. Por exemplo: em um local que a umidade absoluta for 50 g e o ponto de saturação (quantidade limite de vapor de água em determinadas regiões) for 100 g, a umidade relativa será 50%. A atmosfera estará saturada quando a umidade relativa chegar a 100%.

2. Correntes Marítimas
Correntes quentes: se formam nas áreas equatoriais e vão para as áreas de altas latitudes, onde fornecem calor ao ar atmosférico.
Correntes frias: se formam nas áreas polares e vão para as áreas de baixas latitudes. Provocam, portanto, queda de temperatura nessas regiões.

3. Nuvens
Cirros: são as nuvens mais altas, que apresentam aspecto fibroso. Estão, no mínimo, há 8 km de altitude.

Cúmulos: situam-se entre 2 e 6 km de altitude e são parecidas com flocos de algodão.
Nimbos: são as nuvens mais baixas e, quase sempre, escuras. São, além, disso, as que provocam chuvas.
Estratos: situam-se entre 500 e 1000m de altitude e têm forma de camadas horizontais.
4. Chuvas
Convectiva: é formada pela ascensão vertical do ar, que entra em contato com as camadas de ar frio, sofre condensação e se precipita. É, geralmente, intensa, rápida, acompanhada de trovões, e, às vezes, de granizo.











Frontal: é formada pelo encontro de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente. Não é tão forte e rápida quanto a convectiva.





Orográfica: é formada pelo deslocamento horizontal do ar que entra em contato com regiões altas, como serras e montanhas, e sofre precipitação e condensação.









5. Massas de ar
Polar: se origina nos oceanos cuja latitude é maior que 50° ou nas áreas polares (Antártida e Pólo Norte). É uma massa de ar fria e pode ser úmida ou seca, instável ou estável.
Tropical: é formada nos oceanos próximos a trópicos ou em desertos tropicais, como o Saara. Ela é quente e pode ser seca, úmida, instável ou estável.
Equatorial: tem origem nos oceanos ou continentes próximos à linha do Equador. É quente e, geralmente, úmida.

6. Ventos
Alísios: são ventos que sopram constantemente dos trópicos para o Equador e são muitos úmidos, provocando chuvas onde ocorre o encontro desses ventos.
Contra-alísios: são ventos secos que sopram do Equador para os trópicos, em altitudes elevadas.
Brisas: são ventos que sopram do mar para o continente durante o dia e do continente para o mar durante a noite.
Monções: são os ventos que, durante o verão, sopram do Índico para a Ásia Meridional e durante o inverno, sopram da Ásia Meridional Para o oceano Índico.