domingo, 30 de agosto de 2009

Elementos que atuam no clima

1. Temperatura
2. Umidade

3. Precipitação
4. Massas de ar
5. Ventos
6. Pressão atmosférica


1. Temperatura, define-se como o grau de aquecimento de um corpo (no caso do clima, do ar atmosférico) Mede-se com um termômetro e expressa-se em ºC. A temperatura média diurna é um indicador climático e obtém-se somando os valores das temperaturas registradas ao longo do dia e dividindo pelo número de registros. A temperatura média anual é também um indicador climático e obtém-se somando os valores das temperaturas médias mensais registradas ao longo do ano e dividindo pelo número de meses. Outro indicador climático é a amplitude térmica que se obtém subtraindo os valores da temperatura mínima à temperatura máxima.

2. Umidade representa o vapor d'água contido na atmosfera, ou mais precisamente, na troposfera. Ela é o resultado da evaporação (maior nos oceanos e menor nos continentes) e da evapotranspiração, de acordo com a altitude, a latitude, os ventos e a temperatura.

3.
Precipitação, assim chamada porque o vapor d'água sobe, forma as nuvens, condensa-se e depois se precipita. A principal modalidade de precipitação é a das chuvas, que acontecem sob uma condição fundamental: o arrefecimento do vapor de água contido no interior das nuvens. Tal arrefecimento dá-se em três situações diferentes, daí decorrendo três tipos de chuvas: orográficas (ou de relevo), convectivas e as frontais.

4. Ventos correspondem ao deslocamento do ar, que se processa dentro de duas leis físicas: quanto à direção, eles deslocam-se de áreas anticiclonais para as ciclonais; quanto à velocidade, o seu deslocamento será tanto mais veloz quanto maior for à diferença de pressão entre as duas áreas. Este deslocamento, contudo, não se faz direto das áreas anticiclonais para as ciclonais, por causa da rotação da Terra

5.
Massas de ar são grandes volumes de atmosfera que apresentam características de pressão, temperatura e umidade, conforme os seus locais de procedência. Na Zona Intertropical formam-se massas quentes de ar, enquanto que nas Zonas Glaciais originam-se as massas frias ou polares. Estas massas de ar, por outro lado, podem ser úmidas ou secas conforme se formem no oceano ou no continente, respectivamente.

6. Pressão Atmosférica é a força atuante da atmosfera sobre a superfície terrestre. A camada da atmosfera mais importante é a troposfera (até 12 km de altitude), porque nela acontecem as mudanças atmosféricas provocadas pela dinâmica das massas de ar. Nela concentra-se, também, ¾ da massa gasosa e quase todo o vapor d'água da atmosfera. Como um todo, a atmosfera protege a superfície terrestre: a camada de ozônio protege os seres vivos das radiações ultravioletas do Sol, prejudiciais à saúde.